Glossário do blog


(em construção)
"ultima atualização 24/12/2015"


"alfa"


---------
A-A: Modo de operação "ar-ar", para uso do radar ou disparo de arma contra alvos no ar (em voo).
(Refere-se a utilização no F-16 mas também encontrado em outras aeronaves.)
---------
AAA - Anti-aircraft artillery / artilharia antiaérea: Defesa aérea baseada em armas de cano como canhões e metralhadoras.
----------
AAMD - All-Aspect Missile Defense / Defesa de mísseis de todo aspecto: Combinação medidas defensivas que permitem degradar o desempenho de mísseis disparados em situação "cara-a-cara" (de alto aspecto).
------
ACM Air Combat Maneuvering / Manobras de combate aéreo.
-----
ACM Air combat mode / Modo de combate aéreo: Modo de operação Radar/HUD dedicado ao uso em combate aéreo. Esta modalidade automatiza o acoplamento radar de um alvo em combates aéreos de curta distância.
-----
ACM bore symbol: Símbolo que indica a direção do eixo boresight [não confirmado].
-----
ACMIAir Combat Maneuvering Instrumentation / Instrumentação de manobras de combate aéreo: O ACMI é um sistema composto por casulos de telemetria, e uma área coberta por estações de monitoramento e registro de telemetria. casulo ACMI tem o tamanho do corpo de um míssil Sidewinder que pode ser instalados no trilho de lançamento padrão do mesmo míssil, este equipamento mede a posição, velocidade, altitude, carga G e uma série de outros parâmetros transmitidos para as estações de telemetria dentro da área ACMI, o sistema serve entre outras coisas, para arbitrar combates aéreos simulados de treinamento ou testes, permitido validação de tiro de mísseis ou canhões, indicando em tempo real quem foi "abatido" na simulação. O sistema também faz o registro de todos os eventos da simulação permitindo uma posterior analise sendo uma excepcional ferramenta de debrifim, instrução e avaliação.
-----
AESA - Active Electronically Scanned Array / Radar de varredura eletrônica ativa: Nova tecnologia de radares com alto nível de sofisticação e grande número de recursos em relação à geração anterior de varredura mecânica.
-------
AEWAirborne Early Warning / Alerta Antecipado aerotransportado (alerta aéreo antecipado): Consiste em uma aeronave de médio ou grande porte que transporta um potente radar e estações de controle aéreo para gerenciamento de batalha, devido ao fato de poder carregar um radar de grande potência e posicioná-lo em grande altitude, permite alertar sobre ameaças antes de qualquer outro sistema eletrônico do campo de batalha.
-------
A-G - Air to Ground / ar-solo: Modo de operação, para uso do radar ou disparo de armas contra alvos no solo (ou na superfície - incluindo o mar).
(Refere-se a utilização no F-16 mas também encontrado em outras aeronaves.)
-------
agressores - Aeronave executando o papel de inimigo em exercícios de treinamento, As forças armadas dos EUA (USAF / USNAVY) tem esquadrões de caça dedicados a esta tarefa, Por muito tempo foram conhecidos como "Agressores", em sua estrutura atual reformulada tem o nome oficial de "esquadrões adversários", mas o termo tradicional agressor continua sendo usado.
-------
AI – Artificial inteligency / Inteligência artificial – Comportamento humano gerado artificialmente no ambiente de simulação executada em meios eletrônico.
------
aileron: são partes móveis dos bordos de fuga das asas de aeronaves de asa fixa, que servem para controlar o movimento de rolamento da aeronave.
------
aiming cross / Cruz de pontaria - Símbolo que indica a direção da linha de visada do HMCS.
(Refere-se a utilização no F-16 mas também encontrado em outras aeronaves.)
------
AIM = Air Intercept Missile / Míssil de Interceptação aérea. 
------

AIM-9X: Míssil de interceptação aérea (modelo) 9 (versão) X "Sidewinder" , ultima versão deste míssil, com melhorias de alcance e sensibilidade, maior resistência à interferências, com envelope de altos ângulos off-boresight e compatível com sistemas de mira montado no capacete.
------
AIM-120: Míssil de interceptação aérea (modelo) 120 "Slammer". É um míssil de orientação por radar ativo BVR da classe de médio alcance.
--------
afterburner / pós-combustor: dispositivo que injeta combustível no tubo de saída da turbina incendiando os gases quentes do escape aumentando sua potência e consequentemente a velocidade da aeronave e consequentemente o consumo de combustível.
---------
Alamo - "NATO reporting names" nome de código dado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o míssil Vympel R-27 também classificado pela OTAN como AA-10. Os nomes de código para mísseis de interceptação aérea sempre começam com a letra "A".
-------
all-aspect / Todo aspecto: (1). Capacidade de mísseis atingirem alvos que apresentem qualquer ângulo de aspecto. (2). Capacidade de engajamento que mísseis modernos têm de atacar alvos que apresentem qualquer quadrante inclusive frente-a-frente.
---------
altitudeDistância vertical entre o nível médio do mar e a extremidade inferior da aeronave.
----------
AlturaDistância vertical do solo e a extremidade inferior da aeronave.
-------
ameaça percentual / Threat Percentagem: uma ameaça que não é qualitativa (em ternos de tecnologia ou desempenho) mas quantitativa.
------
AMRAAM - Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile / Míssil ar-ar avançado de médio alcance: esta era a designação inicial do AIM-120 hoje apelidado pelos pilotos como "Slammer"
------
angle-off / Ângulo de desvio: É a medida em graus do ângulo formado entre as proas das duas aeronaves em questão. A proa é o sentido no qual aponta a direção do eixo longitudinal de uma aeronave (em termos simples: o ângulo de desvio é a medida em graus do ângulo formado entre as direções e sentidos nos quais apontam os narizes das duas aeronaves).
------
ângulo alpha - Também conhecido como "ângulo de ataque" é um ângulo aerodinâmico e pode ser definido como o ângulo formado pela corda do aerofólio (perfil da asa) e a direção do seu movimento relativo ao ar, (ou melhor, o vento relativo)
-----------------------
AOA - Angle of Attack/ ângulo de ataque: É o ângulo da asa em relação ao ar que se aproxima,  é ele que determina a espessura da fatia de ar que a asa está atravessando.
------
aquecimento G: manobras básicas de curvas em S para preparar o corpo do piloto para os esforços de carga G de manobras de combate aéreo.
------
ar-ar: ação ou arma que tem como ponto de origem uma plataforma aérea (em voo) direcionada à um objetivo também aéreo.
------

Archer - "NATO reporting names" nome de código dado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o míssil Vympel R-73 também classificado pela OTAN como AA-11. Os nomes de código para mísseis de interceptação aérea sempre começam com a letra A.

-------
ARM: Posição do interruptor mestre ("master arm") "armado" (uma espécie de trava de segurança), nele as armas estão destravadas e podem ser disparadas.
----------------------
ar-soloação ou arma que tem como ponto de origem uma plataforma aérea (em voo) direcionada à um objetivo localizado no solo.
-----------------
aspect angle / Ângulo de aspecto:
---------------------
aspecto (ou "ângulo de aspecto"): O ângulo de aspecto é a medida em graus entre a extensão traseira do eixo longitudinal do teu alvo e a tua linha de visada. É o ângulo que indica o quanto a tua linha de visada está fora de alinhamento com a calda do alvo (seis horas). Desta forma um alvo que vem em tua direção terá um grande valor de ângulo de aspecto, já um alvo que se afasta de você terá uma baixo valor de ângulo de aspecto, como este é em relação à tua linha de visada a direção em que ele está em relação a você é irrelevante na medição.
--------------------------
atitude: Posição da aeronave em relação ao horizonte, inclinações de asa e nariz.
-----------------
AWACS Airborne Warning and Control System: Sistema de controle e alerta aerotransportado - Aeronave empregada como unidade de controle de trafego e operações aérea monitorando e alertando sobre aeronaves inimigas.



B - "bravo"



------------------
bandido bandit : Este termo é utilizado para um contato / aeronave positivamente identificado como inimigo. O termo vem do "brevity code" que é uma lista de palavras codificas e padronizadas utilizadas para comunicações faldas via radio pelas aviações das forças armadas dos EUA e OTAN em operações militares.
-------------------------
beam: Aspecto de uma aeronave visto pelo seu eixo transversal, ou transversal de sua trajetória.
------
bernoullis(ou teorema de bernoulli) que descreve o comportamento dos fluidos em uma corrente também aplicada à aerodinâmica.
------
BFM - Basic Fighter Maneuvers / Manobras básicas de combate (aéreo)
-----
bingo - nível mínimo (ou planejado) de combustível para retornar à base. 
-----
blanking / "Apagamento": Recurso que apaga a simbologia do HMCS quando a linha de visada do mesmo está voltada em direção ao HUD ou para dentro do cockpit (cabine).
-----------------------------
boguey : Palavra do "brevity code" para um contato radar (ou outro sistema) não identificado como amigo ou inimigo, se positivamente identificado como inimigo passa a ser "bandit" (bandido).
----------------
bore: Um dos modos de uso da combinação HUD/Radar, na qual o radar faz busca de alvos dentro da área do campo visual do HUD (em torno do eixo boresight), e o radar efetua a "locagem" (acoplamento) automaticamente no primeiro alvo que ele encontrar nesta região de busca.
------------------------------
borecross / "Cruz bore" - Símbolo em forma de cruz que indica a linha de visada do HMCS.
------------------------------
boresight : Este termo refere se ao estreito campo visual de um sistema de observação (e pontaria) quando restrito ao eixo longitudinal da aeronave ou míssil, este termo provavelmente tem sua origem na época em que a única artilharia de um avião de caça eram as armas de cano (metralhadoras e canhões) e seu campo visual de pontaria era bem limitado, pois o eixo de tiro de tais armas geralmente é paralelo ao eixo longitudinal da aeronave. A pontaria dos mísseis hoje em dia pode ser acoplada ao radar em ângulos fora deste eixo (+/- 60° fora do eixo boresight) ou em ângulos ainda maiores pelo uso do HMCS (+/- 90° fora do eixo boresight).
----------------------------------
breack: Curva rápida de alta carga G para sair da mira do canhão de outro caça, ou de um míssil.
------------------------
brevity code / "Código breve": É uma lista de palavras codificas e padronizadas utilizadas para comunicações faladas via radio pelas aviações das forças armadas dos EUA e OTAN em operações militares.
-------
brifim ("briefing") Reunião dos membros de um voo, para "combinar" e planejar a missão. A reunião após a missão é o "debrifim".
-------
bugagem: corruptela do termo original da língua inglesa "bugged" para o primeiro estágio de acoplamento radar, é um acoplamento "virtual" feito pelo processador de sinais do radar "grampeia" um contato refinando suas informações, de forma que este é considerado como rastreado, embora o padrão de busca da antena radar não fique dedicado ao alvo em questão.
-------
bugged / bugado: Adotei a corruptela "bugado" do termo original da língua inglesa para o acoplamento "virtual" feito pelo processador de sinais do radar que "grampeia" um contato refinando suas informações.
-------
Bullseye / Olho de boi (alguns traduzem este termo como "antena") é um ponto de referência utilizado por membros da OTAN/USAF e em geral pela aviação militar ocidental, de forma que qualquer ponto ou objeto de um campo de batalha pode ser relacionado em termos de direção e distância de um ponto específico. Para evitar que este ponto de referência seja identificado pelo inimigo é alterado todos os dias, e os sistemas eletrônicos de bordo dos aviões militares de hoje tem suporte para utilização deste ponto de referência dinâmico.
-------
BVR - Beyond visual range / Além do alcance visual, combate ou sistema de armas com capacidade de atingir alvos aéreos além do campo visual do piloto.
-------


C - "charlie"



callsign - "Nome de código": Nome dado á uma formação ou voo em missão militar para as comunicações de rádio.
callsign - Nome de código que identifica uma formação (esquadrilha, elemento e etc) ou voo. O formato geralmente é nome + 1º número+ 2º número, nome da formação + quantidade de aeronaves da formação, e o número (posição) de determinada aeronave dentro da formação, o número um é o líder. Pode acontecer de duas formações terem o mesmo nome, e serão diferenciadas pelo 1º número.
-----------------
CAP - Combat Air Patrol / Patrulha aérea de combate -
------
CAS - Close Air Support / Apoio aéreo cerrado (ou aproximado): Missões de bombardeio em apoio à forças de terra em operação muito próximo de posições inimigas.
----
CCIP - Continuously Computed Impact Point / ponto de impacto continuamente computado: Modo de bombardeio no qual o sistema de tiro da aeronave computa o ponto de impacto de armamentos balísticos com base nos parâmetros de atitude, altitude e velocidade da aeronave e balística da arma, exibindo seu ponto de impacto no HUD, para fazer a pontaria o piloto deve manobrar a aeronave de forma que posicione o ponto computado sobre o alvo e aperte o botão de soltura da bomba.
-----------------
chaffs - partículas metalizadas soltas pela aeronave para iludir sistemas de radar ou armas orientadas por radar.
------------------
Check your six / "Cheque sua seis", mensagem para ou a regra fundamental da aviação de caça, refere-se a checar a posição de seis horas do código de relógio, corresponde ao "ponto cego" da retaguarda das aeronaves de combate um dos pontos mais vulneráveis na arena de combate visual. 
------
cockpit / cabine de pilotagem
------
combat spread:- Formatura de "combate dispersa" ou expandida") Esta formatura tem vários nomes como "Spread" ou "line abreast", na Força Aérea Brasileira é conhecida como "Linha de frente". ela colocas as duas aeronaves de um elemento lado-a-lado, separadas por uma certa distância em torno de um raio de curva da aeronave em questão. As principais vantagens da Spread são defensivas, ela permite que um piloto vigie visualmente os pontos cegos do colega (a baixo e atrás da aeronave), e vice versa, fornece espaço de manobra (principalmente as defensivas) além de dificultar a detecção da formação, ou do colega caso um deles seja visualizado previamente. 
------
consciência situacional: É a uma contínua percepção da tripulação de si e da aeronave em relação do ambiente dinâmico do voo, ameaças, missão, e a habilidade de fazer previsões, então executar tarefas baseadas nas percepções.
------
CRM - Combined Radar Mode / Modo de radar combinado - Modo de operação radar que combina capacidades de busca e rastreios de alvos na mesma tela.
-----------
Cursor z /Cursor enable - Botão do sistema HOTAS.
----------------------------------



D - "delta"



----------
data link / conexão de dados: sistema de comunicação que troca informações digitais, como dados de radar, posicionamento e etc.
-------
DBFM - Defensive Basic Fighter Maneuvers / Manobras básicas de combate (aéreo) defensivas
-------
debrifim : ("debriefing"): Reunião dos membros de um voo, para "avaliar" como foi a missão. A reunião antes da missão é o "brifim"
-------
deck / "Chão": pode ser referir a voar próximo ao solo, baixa altura.
------- Decluter / Dessaturação - Recurso que reduz o número de símbolos e informações no mostrador.
---------------------------------
DED - Data Entry Display / mostrador de entrada de dados: Pequeno mostrador de texto utilizado para leitura e entrada de dados nos sistemas da aeronave (F-16). 
----------------------------------
DMPI - Desired Mean Point of Impact / Centro do ponto de impacto desejado.
---------------------
DMS - Display Management Switch / Interruptor (ou botão) de gerenciamento de mostrador - Um dos botões do sistema HOTAS.
---------------------------------
Dogfight / briga de cães - Nome dado aos combates aéreos de curta distância na arena de combate visual.
----------------


E - "echo"



-----------------
elemento: (1) Formação de duas aeronaves de caça, o elemento é a unidade mínima da aviação de caça. Sua organização administrativa é dividida entre a aeronave (ou piloto) "líder" e a aeronave (ou piloto) "ala". Lead e Wingman em língua inglesa.
elemento; (2) Unidade mínima da aviação de caça formada por duas aeronaves trabalhando em equipe. Dois elementos podem ser unidos em uma formação de quatro aeronaves para formar uma esquadrilha.
-----------------
engaged / Engajado: papel assumido pelo caça do elemento mais diretamente envolvido com o bandido (aeronave inimiga) durante um engajamento 2 X 1, podendo estar em uma de três situações possíveis: ofensivo, neutra ou defensivo. No papel de engajado, o membro passa a ser o "líder tático" da formação durante o engajamento. A liderança tática pode prevalecer sobre "liderança administrativa" da formação durante um engajamento ar-ar.
----------------
Envelope - Região em torno do alvo dentro da qual o emprego de uma determinada arma é mais efetivo, onde são atingidos os "parâmetros de tiro" e onde o PK é mais alto.
---------------
E-O - Electro-Optical / eletro-ótico.
-------------------------------------


F - "foxtrot"



FCR - Fire Control Radar / Radar de controle de fogo.
--------
flares: Contra-medida descartável contra mísseis orientados por Infravermelho (calor), são elementos pirotécnicos que tentam atrair tais mísseis.
------
Flight / Esquardrilha: Os norte americanos usam o termo Flight para formação como unidade autônoma tanto para esquadrilha (formação de quatro aeronaves) quanto para elemento (formação de duas aeronaves) na Força Aérea Brasileira a distinção entre as duas formações é mais explícita.
----------------
FLOT - Forward Line of Own Troops / Linha frontal das próprias tropas - É a linha demarcada pela posição mais avançada das tropas amigas, sendo a "fronteira" da área controlada pelas forças armadas amigas.
-------------------
FOR - Fild-of-regard / Campo de observação - Região que pode ser observada por um sistema de observação ou rastreamento, ou seja, a região para onde o FOV pode ser direcionado. 
-----------------------------------
Formação - Conjunto de aeronaves voando agrupadas sob o mesmo comando com a mesma missão, na aviação de caça a formação mínima é o elemento, composto por duas aeronaves.
---------------
Formatura - É a disposição espacial na qual uma formação de aeronaves voa. Você pode "quebrar" a formatura para algum propósito tático, mas a formação é mantida. 
----------------
FOV - Fild-of-view / Campo visual - Região que pode ser vista por um sistema de observação ou rastreamento em um determinado instante.
------------------------------------
FOX-3 - Código para mensagem de rádio informando lançamento de um míssil ar-ar de orientação por radar ativo.
-------

Fulcrum = "NATO reporting names" nome de código dado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o caça MiG-29. Os nomes de código para aviões de combate sempre começam com a letra "F" de figter (combatente).
------
furball - "bola de pelos" - código breve para um grande engajamento de combate aéreo de curta distância envolvendo um grande número de aeronaves.
----------------


G - "golf"



Gimbals - A tradução direta para este termo é algo como "articulação cardã", é a estrutura que permite á antena do radar ou a cabeça rastreadora do míssil apontar em várias direções fora do eixo longitudinal, mas que obviamente tem limites.
-----------------------------------
GPS: Global Positioning System / Sistema de posicionamento global. Sistema de navegação por satélite.
------


H - "hotel"


HABFM - High Aspect Basic Fighter Maneuvers / Manobras básicas de combate (aéreo) de alto aspecto.
---------------------
Head-down / cabeça abaixada: ação de abaixar a cabeça para efetuar a leitura de algum instrumento do painel, mapas e etc, dentro da cabine.
-------------------------------------
Heading - Proa -
------------------------
Have Quick - Sistema de rádio para comunicações seguras, para tal usa criptografia e salto de frequência.
--------
HMCS - Helmet Mounted Cueing System / Sistema de indicações montado no capacete: É um sistema inclui mostradores transparentes instalados no capacete do piloto posicionados diretamente a frente de seus olhos, tais mostradores apresentam informações da aeronave, navegação, o sistema também rastreia o movimento da cabeça do piloto podendo escravizar o radar ou a cabeça de busca de mísseis (ou ambos) permitindo fazer pontaria.
-------
HMD Helmet-Mounted Display / visor montado no capacete:  este visor permite fazer o acoplamento de um míssil a partir do alvo que o piloto vê através dele.
-------
HOB High Off-Boresight/ alto (ângulo) off-boresight : "Alto ângulo de engajamento fora do eixo longitudinal da aeronave lançadora para mísseis ar-ar, capacidade fornecida pelo acoplamento ao sistema de mira montada no capacete do piloto.
-------
HOTAS - Hands On Throttle-And-Stick / Mãos na manete (acelerador) e no manche - Conceito no qual um sistema composto de vários botões permite ao piloto manipular e vários sistemas sem tirar as mãos dos principais controles de voo da aeronave, nos quais tais botões estão instalados.
HOTAS - Hands On Throttle-And-Stick / mãos no manche e manete de potência. Filosofia ergonométrica que concentra os mais importantes funções de controles de combate em botões de comando com fácil acesso aos dedos do piloto posicionados no manche (controle de voo) e a manete de potência (controle de velocidade) da aeronave.
---------------------------------------------
HUD - Head up display / Visor de cabeça erguida - O HUD é um mostrador transparente localizado sobre o painel de instrumentos da aeronave (e ao nível dos olhos do piloto) e exibe  várias informações pertinentes ao voo e navegação, o HUD também é alinhado com o eixo boresight da aeronave o que permite também que se faça a pontaria das armas. O significado da sigla vem da época em que tal sistema entrou em serviço, até então o piloto precisava desviar seu olhar para baixo para fazer a leitura dos instrumentos do painel para obter informações sobre voo e navegação.
HUD - Head-Up Display / Visor de cabeça levantada. Visor semi transparente localizado no topo do painel de instrumentos da cabine que fornece as informações mais importantes para o combate (pontaria de armas) além de dados de voo e navegação e etc., ele permite que o piloto faça uma série de tarefas sem precisar abaixar a cabeça para ler outros instrumentos da cabine.
-----------------------------------------------
HSD - Horizontal Situation Display / Mostrador de situação horizontal - esta é uma tela e informação que fornece um diagrama do plano de voo, informações de orientação e pontaria geográfica para navegação e informações fornecidas plelo datalink, como a posição dos outros membros da formação e seus respectivos alvos. 
------------------
HSI - Horizontal Situation Indicator / Indicador de situação horizontal - Mostrador analógico utilizado para a navegação.
---------------


I - "india"


ICP - Integrated Control Panel / Painel de controle integrado. Painel de "teclas" para a entrada de dados nos sistemas da aeronave (F-16).
--------
Immelman: Uma manobra de combate com a função de inverter a direção de voo  trocando velocidade por altitude. A manobra consiste na execução de meio Looping seguido de meio Tonneaux. Esta manobra foi criada durante a primeira guerra mundial por Max Immelman.
--------
INSinertial navigation system / sistema de navegação inercial: Este é um sistema de navegação baseado na leitura das acelerações inercial baseadas em giroscópios.
---------
IR - Infrared / infravermelho - faixa de radiação eletromagnética correspondente á radiação térmica (calor), refere-se á sistemas de detecção e rastreio, como para orientação de mísseis que rastreiam o "calor" da aeronave alvo.
---------------------------


J - "juliett"


jammer "Bloqueador" (eletrônico) - dispositivo muitas vezes instalado em um casulo , capaz de produzir interferência eletrônica tendo radares, sistemas de comunicações e etc., como alvo.
--------
JHMCS - Joint Helmet Mounted Cueing System / Sistema conjunto de indicações montado no capacete: É um sistema de visor e mira no capacete desenvolvido pelos Estados Unidos para ser compatível com todos os caças de sua frota tanto na USAF, quando USNavy, é um sistema que pode ser instalado ou retirado dos capacetes comuns e padrão utilizado por aquelas forças.
--------
jink - Manobra evasiva para defesa de mísseis de curto alcance, ou disparos de canhão.
----------------------


K - "kilo"


------------------
Kick / "chute" - fazer um desvio, desvio intencional de qualquer ação brifada sendo executada.


L - "lima"

-----------------
Leacker - Ameaça aérea que tenha passado através da camada defensiva.
---------------------
Lead trail / ("líder-reboque") - Esta formatura tem outros nomes como apenas "Trail" ou "line astern", na Força Aérea Brasileira é conhecida como "cobrinha".
---------------
LFE - Large Force Exercise / Exercício de grande força (com grande quantidade de aeronaves) 
--------------
locagem - corrupitela de "lock on" (trancamento): 
1. é um acoplamento radar  no qual tal aparelho concentra toda sua energia no alvo em questão para rastreio e leitura mais apurada de vários parâmetros para pontaria e disparo de armas.
2. é o acoplamento da cabeça de orientação de um míssil infravermelho que inicia o rastreamento do alvo.
---------------
Locar - (corruptela do termo locking - "trancar") Efetuar o segundo estágio de acoplamento radar. (o primeiro estágio de acoplamento radar é "bugar")
-----------------
Locked / Locado - Adotei a corruptela "locado" do termo original da lingua inglesa para o acoplamento "trancado", no qual o radar fixa os movimentos de sua antena em direção ao alvo.
----------------------
LOS - Line of sight / Linha de visada. A LOS é a linha reta entre você ou o teu sistema (radar, cabeça de orientação do míssil) e o objeto sendo visado.
LOS - Line of Sight / Linha de visada -  Como definido no texto, é a linha reta que une o observador (piloto, radar ou míssil) ao objeto observado (allvo).
---------
LPI - Low probability of intercept / Baixa probabilidade de interceptação - Tecnologia que explora vários métodos eletrônicos de disfarçar os sinais de radar como maior largura de banda, salto de frequência, modulação de frequência, compressão de impulso e etc. Tudo para evitar detecção de sinais por parte de sistemas passivos como RWR.
-------
lufbery - ou:"círculo defensivo": É uma tática defensiva para ser utilizada em equipe na qual os caças na formação atacada entravam em um círculo, de forma que cada um ficava guardando a cauda daquele à frente. A idéia era que nenhum atacante poderia passar muito tempo na cauda de outro sem que ele mesmo passasse a ser atacado por trás.
-----------------------


M - "mike"


-------
Mach - O "Número de Mach" ou "velocidade Mach" (Ma) é uma medida adimensional de velocidade. É definida como a razão entre a velocidade do objeto e a velocidade do som.
-------
Mass Brief - Brifim em massa do exercício que inclui todos os participantes.
------------------
Merge / "Fusão" - A definição mais antiga da merge dizia que este era o ponto no qual os adversário de um combate aéreo de curta distância faziam o primeiro passe um pelo outro a partir de uma situação de "alto aspecto", sendo assim o início do "dogfight", e este que seria seguida pela luta por vantagem posicional, com um tentando atingir as "seis horas" do outro, para o emprego das armas. Na arena de combate visual moderna dos mísseis "all-aspect", a merge virou uma bolha de cerca de oito a dez milhas (alcance médio de tais mísseis em alto aspecto e identificação do alvo positiva), bem antes de um eventual "primeiro passe", pois o combate visual atual iniciaria no primeiro disparo de mísseis.
------------------
MFD - Multifunction Display / Mostrador Multifuncional - Tela de projeção de imagens contornada por potões, que apresenta informações provenientes do radar, sensores e instrumentos de navegação, tendo várias funções e modos de operação e páginas nas quais o piloto pode alternar e interagir através de botões.
---------------
Missile diamond - Diamante do míssil. Símbolo que indica a ativação do míssil e sua LOS.
---------------------------------------------
Missile seeker - Buscador do míssil (ou cabeça de busca / orientação do míssil)
-----------------------------------------------
MRM - Medium Range Missile / Míssil de médio alcance.
-----------------------------------------------
M-SEL - Mode Select / Seletor de modo - Interruptor do ICP.
---------------------------------------------
Muds - Indicação do receptor de alerta radar (RWR) mostrando uma ameaça de solo a qual não tem identificação de lançamento.
--------------------


N - "november"


Nap of the earth / "voo rasante"
-----------------
NCTR - Non-Cooperative Target Recognition / Reconhecimento de alvo não-cooperativo - Ao contrário de método de identificação cooperativos como o IFF que é baseado em "perguntas e respostas" eletrônicas, o NCTR funciona com base no processamento dos sinais de próprio radar refletidos pelo "fan" (o primeiro ventilador) do motor do contato acoplado, tais sinais de radar são modulados de forma bem característica por cada tipo de aeronave diferente, e comparado com informações previamente gravados no sistemas, permite identificar o contato em questão, suas limitações estão na exigência de ter o contato em alto-aspecto, proximidade e a utilização de sinais radar mais fortes em determinados modos de operação.
----------
no escape zone / zona sem escapatória: É uma região do envelope do míssil dentro da qual não importa se o alvo de meia vota e tente fugir do míssil, o míssil terá energia suficiente para alcançá-lo.
----------
No radiate / Não radiante. Situação na qual o radar não emite radiação.
----------------------------------------------
NVG - Night Vision Google - óculos de visão noturna. 


O - "oscar"


-----------------
OBFM  - Oensive Basic Fighter Maneuvers  / Manobras básicas de combate (aéreo) ofensivas
-----------------------
OCA - Offensive Counter Air / Contra-aérea Ofensivo - Missão dirigida à destruição de recursos aéreos inimigos como bases aéreas e sistemas de radar.
-----------------
Ofensive counterair / contra-aérea ofensiva - Tipo de missão cujo objetivo e atacar todas as ameaças aéreas inimigas sejam suas aeronaves com missões "Sweep" (varredura de caças dentro do território inimigo) ou seus meios de apoio, com missões de bombardeio às bases aéreas inimigas.
---------------------
Off-boresight - Fora do "eixo boresight" (ou eixo longitudinal da aeronave/míssil), capacidade de disparar armas (mísseis) contra alvos em grandes ângulos em relação a extensão frontal do eixo longitudinal (direção do nariz) da aeronave, ou do míssil quando este está no trilho de lançamento e seu eixo longitudinal está paralelo com o de sua nave mãe.
---------------------------------------------
OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte, Aliança militar entre país da Europa ocidental, EUA e Canada.
---------------------------


P - "papa"

Pacote - "Emprego em Pacote" ou também "Missões Aéreas Compostas" Empregar, organizada e coordenadamente, um elevado número de aeronaves, de forma a saturar e atingir uma grande quantidade de objetivos em território inimigo. Isto tudo em determinado intervalo de tempo, regressando também de forma coordenada.
-------- Padloock - Este é um termo da lingua inglesa usado por pilotos de caça que significa "estou com meus olhos no bandido e não pretendo perder ele de vista", trata se dos acompanhamento visual que se faz a um bandido durante o combate aéreo visual. Em simuladores Padlock é uma das opções de visualização na qual a imagem do monitor fixa o aconpanhamento a aeronave ou alvo em questão independentes de todos movimentos do cenário ou ponto de vista.
Padlook : Em termos atuais, significa “Eu tenho o contato visual com o bandido e não tirarei os olhos deles sob risco de perdê-lo.”
------------------
Pincer / "Pinça" - Esta tática também tem outros nomes como "coração polonês" ou "Bracket". No "Brevity conde" da OTAN.  (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a mesma tática é chamada Pincer quando executada pelo inimigo, e Bracket quando executada por amigos.
-----------------
PITCH - arfagem - eixo transversal ao redor do qual se eleva ou abaixa o nariz da aeronave.
---------------
PK - Probability of kill / Probabilidade de abate - É uma medida estatística (na verdade mais intuitiva do que estatística) da probabilidade de determinado míssil abater o alvo, esta depende de vários fatores, o mais significativamente é à distância de lançamento.
------------------
Pop Up - Manobra de ataque aérea elaborada para diminuir a exposição do atacante ás defesas inimigas de solo, consiste de uma aproximação rasante iniciada de uma proa indireta ao alvo, seguida de uma rápida subida para aquisição visual do alvo e uma curva acompanhada de um mergulho para efetuar a pontaria e soltura das bombas finalizada com manobras e medidas evasivas, e retorno para baixas altitudes.
-----------------
Proa - é o sentido da direção do eixo longitudinal da aeronave, "para onde aponta o nariz da aeronave".
--------------
Push - Ponto designado para a saída, em um exercício como a Red Flag onde várias aeronaves (e esquadrilhas) voam missões em pacote, o procedimento de saída deve ser cronometrado para que todos cheguem à área do alvo nos momentos planejados, push inicia o processo na saída, para contrabalançar desvios causados pela ordem na decolagem de tantas aeronaves.
---------------


Q - "quebec"

Q


R - "romeu"



Range / Distância - Dependendo do caso traduzi "range" como "distância" ou como "alcance", reservando o termo alcance para situações nas quais se considera a distancia máxima alcançada por um radar, míssil e etc.
-------------
rear aspect / aspecto traseiro - refere-se a mísseis orientados por infravermelho (IR) das primeiras gerações que tinham como alvo as frequências de IR emitidas pelo tubo de exaustão dos motores a jato, portanto só funcionavam contra lvos que exibissem o aspetco traseiro.
Rear aspect / Aspecto traseiro - Capacidade restrita que alguns mísseis IR mais antigos que só podem acertar alvos que apresente baixo ângulo de aspecto ous seja aspecto que apresenta a parte de trás da aeronave alvo.
-----------------------------------------------
RCS - Radar Cross Section / Seção reta radar - índice ou medida da superfície refletora radar de determinada aeronave, também conhecida conhecida não muito adequadamente como assinatura radar de uma aeronave.
----------------------
RED FLAG - O maior e mais complexo exercício aéreo do mundo desenhado pela USAF, foi elaborado para entre outras coisas, proporcionar aos seus participantes a experiências das 10 primeiras missões de uma guerra.
----------------------
Retícula - Simbolo circular que acompanha a posição do alvo quando este está dentro do campo visual do HUD.
-----------
Roland – Míssil SAM franco – alemão utilizado por vários países.
----------
ROLL - rolamento / rolagem - eixo do movimento de rolagem ou inclinação de asa ao redor do eixo longitudinal da aeronave.
---------------
RWR - Radar Warning Receiver / Receptor de alerta radar - Sistema eletrônico passivo que alerta o piloto quando iluminado por um ou mais sistemas de radar, tem certa capacidade de identificação de sistema de radar e sua direção azimutal, e alguns modos de operação.
RWR - Radar Warning Receiver/ Receptor de alerta radar - Sistema eletrônico passivo que detecta sinais de radar que o iluminam, fornecendo alerta de eventual iluminação radar, e locagem, fornece a direção do contato e conta com certa capacidade de identificação do radar em questão.
--------------
RWS - Range While Search / Alcance enquanto busca - Modo de operação do radar otimizado para longo alcance de detecção e tarefas de busca por alvos.
--------------


S - "sierra"


SAM - Surface Air Missile / Míssil superfície-ar - Míssil lançado da superfície (solo ou mar) contra um alvo no ar.
-------------
Scissors / "tesoura" - É uma manobra de combate cujo objetivo é tentar conseguir uma vantagem posicional contra o inimigo a partir de uma situação neutra, de mesmo fluxo (quando ambas as aeronaves e o combate estão indo na mesma direção). A "Scissor" é uma sequência de "Weaves" com certa redução de velocidade para tentar forçar o adversário a fazer uma ultrapassagem. A "Scissor" pode ser plana ou rolante.
---------------
SEAD - Suppression Enemy Air Defenses / Supressão das defesas aéreas inimigas - Missão dirigida á supressão das defesas aéreas inimigas, sistemas de radar, artilharia antiaéreas, e mísseis antiaéreos.
-----------------
SEQ - Sequence / Sequência - Uma das funções de um dos interruptores do ICP.
-----------------------------------------
Slaved - Escravizado - Quando um sensor está submetido aos movimentos de outro, por exemplo, o "míssil escravizado ao radar", a cabeça de busca do míssil aponta na mesma direção que o radar (a antena do radar). 
-------------------------------------------------------
SOI - System of interest / Sistema de interesse. Como existem vários mostradores e sistemas na aeronave que compartilha os mesmos controles e interruptores do sistema HOTAS, para que não aja conflito de comandos e operações, tais controles ficam associados a um sensor de cada vez conhecido como SOI.
-------------------------------------
Spike - Indicação RWR de uma ameaça aérea em rastreio ou lançamento. No texto original o autor usou o termo "spike" para contatos RWR do tipo SAM, tomei liberdade de usar "Mud" no momento da tradução.
---------------
Split - dividir a formatura da formação para propósitos táticos com tarefas distintas, geralmente é mantida a integridade da cobertura mútua da formação.
----------------
Spread - ("dispersa ou expandida") Esta formatura tem vários nomes como "Combat Spread" ou "line abreast", na Força Aérea Brasileira é conhecida como "Linha de frente". As principais vantagens da Spread são defensivas, ela permite que um piloto vigie visualmente os pontos cegos do colega (a baixo e atrás da aeronave), e vice versa, fornece espaço de manobra (principalmente as defensivas) além de dificultar a detecção da formação, ou do colega caso um deles seja visualizado previamente. 
------------------------
SRM - Short Range Missile / Míssil de curto alcance.
---------------------------------
stealth - Furtivo(a) - tecnologia de diminuição do nível de observação de uma aeronave, seja radar, infravermelho (calor), visual ou acústica (som), mas tem sido dado mais enfase na questão de diminuição do RCS focado na detecção radar. Muitas vezes traduzido erroneamente como "invisível" ao radar.
------------------------
Supports / Apoio - papel de apoio assumido por um dos membros do elemento (formação de duas aeronaves) contra um bandido (aeronave inimiga). No papel de apoio, o membro da formação passa a ser o "ala tático" e assume (entre outras coisas) a responsabilidade de proteger as seis horas do caça "engajado'', e evitar colisões tanto contra o bandido como com o seu "líder tático".
---------------


T - "tango"


TD box - Targer Designation Box / Caixa designadora de alvo. Símbolo que acompanha um alvo rastreado pelo radar no HUD ou no HMCS.
-----------------------------------------
TMS - Target Management Switch / Interruptor (botão) de gerenciamento de alvo. Um dos botões do sistema HOTAS.
-------------------------------------
TOI - Target of interest - Alvo de interesse.


U - "uniform"

-------------------------------------
Turning room / Espaço de curva
----------------
Uncage - destravado - A cabeça de orientação do Sidewinder precisa ser destravada (liberada) para fazer o acoplamento de um alvo.
---------------------


V - "victor"

Viper - Apelido dado ao caça F-16 por seus pilotos, cujo nome de batismo dado pela USAF é Fighting Falcon.


W - "whiskey'



Weave / "tecer" - (neste contexto) É uma manobra que resulta de uma tentativa simultânea de atingir às seis horas do adversário por ambos participantes de um combate aéreo de mesmo fluxo (quando ambas as aeronaves voando na mesma direção ou o combate em si está evoluindo na mesma direção).
----------------
Weeds - indicação de que a aeronave está operando próximo a superfície.
--------------
welded wing - ("asas coladas") - Formatura cerrada, com as aeronaves em voo muitíssimo perto uma da outra.
---------------------
WVR - Within Visual Range / Dentro do alcance visual - Qualidade de arma ou combate que acontece dentro da arena visual, onde os envolvidos podem ser "vistos" pelos olhos dos pilotos em oposição à situação BVR (Beyond Visual Range / Além do alcance visual). 
--------------------------


X - "x-ray"


X


Y - "yankee"


Y


Z - "zulu"


Z


3/9 line / linha 3 - 9
---------------------------
6 o’clock / seis horas - "Retaguarda", posição de seis horas do código de relógio,

Nenhum comentário:

Postar um comentário